Programa de expansão da Rede PROFNIT – Manifestações de interesse de novos Pontos Focais
Uma das ações empreendidas pela Associação Nacional Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), no biênio 2014-2016 foi a implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação (PROFNIT). O curso já está plenamente implantado em 12 (doze) instituições denominadas Pontos Focais, conforme aprovado pela CAPES. Estes Pontos Focais estão localizados nas 5 regiões do Brasil, e lotados em 9 Estados da Federação.
Atendendo aos anseios das várias instituições associadas ao FORTEC e visando promover capilaridade do PROFNIT por todo o território Nacional, lançamos no mês de outubro de 2016 a Chamada 03/2016 intitulada “PROSPECÇÃO DE INSTITUIÇÕES INTERESSADAS EM PARTICIPAR DO PROFNIT”.
Recebemos diversas propostas institucionais para novos Pontos Focais, a saber:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal Fluminense (IFF)/ Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Tocantins (UFT)
Universidade Federal do Amapá(UNIFAP)/Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)/Instituto Federal do Mato grosso(IFMT) /Universidade do Estado (UEMT) do Mato Grosso
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do PROFNIT está analisando cada uma das propostas e aguardando sinalização da CAPES com relação aos procedimentos necessários para a abertura da submissão formal das propostas de adesão ao APCN/Plataforma Sucupira.
Brevemente serão agendadas visitas técnicas a cada uma das instituições proponentes, de forma a apoiar as demandas para que sejam qualificáveis para adesão ao curso, seguindo as mais rígidas regras de qualidade da CAPES, às quais os Mestrados Profissionais da linha PROF são submetidos.
O Conselho Gestor (CG) e a Comissão Acadêmica Nacional (CAN) parabenizam pela excelente articulação de todas as instituições que manifestaram interesse no curso.